As ferramentas de um artesão de software
Escrito em: 13/04/2011 por Anderson Dias
Criatividade é um requisito e não uma característica desejável para um desenvolvedor de software. A criatividade vem de qualquer lugar, a qualquer hora. É impossível regrá-la, mas podemos estimulá-la com alguns artifícios. Uma das formas mais simples de expandir nosso potencial criativo é estar em um ambiente que nos inspire.
Não é incomum encontrar equipes de desenvolvimento alocadas em salas apáticas. As cores das paredes, móveis, cadeiras, tudo isso influencia diretamente na produtividade da equipe e na qualidade do que é desenvolvido1. Uma sala de desenvolvimento precisa ser um ambiente que estimule o time dando a ele não somente conforto, mas as melhores ferramentas para explorar sua criatividade.
Como já falei em outro momento somos viciados em software e sempre pensamos em sistemas que possam nos ajudar no processo de desenvolvimento. Muitos de nós ao prototipar de uma tela recorrem a algum software que lhe permita desenhar o esboço. O problema é que sistemas possuem limitações. Precisamos fugir deste vício.
Murais, quadros branco, papel, lápis de cor, borracha, canetas coloridas, giz de cera, tesoura, régua, post-its de diversas cores. Essas são ferramentas que estimulam a criatividade. Não é necessário ser um excelente desenhista para manuseá-las. A maioria dos desenvolvedores pode utilizar essas ferramentas no seu dia a dia. Esses são materiais obrigatórios em uma sala de desenvolvimento.
Certa vez Vinicius Teles visitou nosso escritório e umas das primeiras coisas que ele perguntou foi: “Onde estão os lápis de cor, as canetas coloridas e papéis?”. Tinhamos boas mesas, cadeiras confortabilissimas e ótimos computadores. Porém, ainda precisávamos das ferramentas certas para estimular nossa criatividade. Fomos à papelaria mais próxima e compramos todo o material que era necessário. Fazer protótipos utilizando estes materiais se tornou uma tarefa muito mais divertida e produtiva.
Estes itens não são utilizados somente no processo de prototipação. Modelagem de dados, esboço de relatórios, fluxos de telas, site-maps, rascunhos de algoritmos, mapas mentais, avisos. São muitas as formas que podemos utilizar esses objetos para expandir nossa capacidade de criar coisas novas.
Somos artesãos de software e não robôs. Precisamos das ferramentas corretas. E, com certeza, um computador com um super processador não é a única ferramenta que necessitamos.