As ferramentas de um artesão de software


Escrito em: 13/04/2011 por Anderson Dias

Criatividade é um requisito e não uma característica desejável para um desenvolvedor de software. A criatividade vem de qualquer lugar, a qualquer hora. É impossível regrá-la, mas podemos estimulá-la com alguns artifícios. Uma das formas mais simples de expandir nosso potencial criativo é estar em um ambiente que nos inspire.

Não é incomum encontrar equipes de desenvolvimento alocadas em salas apáticas. As cores das paredes, móveis, cadeiras, tudo isso influencia diretamente na produtividade da equipe e na qualidade do que é desenvolvido1. Uma sala de desenvolvimento precisa ser um ambiente que estimule o time dando a ele não somente conforto, mas as melhores ferramentas para explorar sua criatividade.

Como já falei em outro momento somos viciados em software e sempre pensamos em sistemas que possam nos ajudar no processo de desenvolvimento. Muitos de nós ao prototipar de uma tela recorrem a algum software que lhe permita desenhar o esboço. O problema é que sistemas possuem limitações. Precisamos fugir deste vício.

Lápis de cor

Colour pencils by therefore

Murais, quadros branco, papel, lápis de cor, borracha, canetas coloridas, giz de cera, tesoura, régua, post-its de diversas cores. Essas são ferramentas que estimulam a criatividade. Não é necessário ser um excelente desenhista para manuseá-las. A maioria dos desenvolvedores pode utilizar essas ferramentas no seu dia a dia. Esses são materiais obrigatórios em uma sala de desenvolvimento.

Certa vez Vinicius Teles visitou nosso escritório e umas das primeiras coisas que ele perguntou foi: “Onde estão os lápis de cor, as canetas coloridas e papéis?”. Tinhamos boas mesas, cadeiras confortabilissimas e ótimos computadores. Porém, ainda precisávamos das ferramentas certas para estimular nossa criatividade. Fomos à papelaria mais próxima e compramos todo o material que era necessário. Fazer protótipos utilizando estes materiais se tornou uma tarefa muito mais divertida e produtiva.

Estes itens não são utilizados somente no processo de prototipação. Modelagem de dados, esboço de relatórios, fluxos de telas, site-maps, rascunhos de algoritmos, mapas mentais, avisos. São muitas as formas que podemos utilizar esses objetos para expandir nossa capacidade de criar coisas novas.

Somos artesãos de software e não robôs. Precisamos das ferramentas corretas. E, com certeza, um computador com um super processador não é a única ferramenta que necessitamos.