Oversaturated
Escrito em: 26/01/2011 por Anderson Dias
É engraçado como somos influenciados pela opinião dos que consideramos grandes. Faço questão de aprender com outros e é muito bom crescer com a experiência daqueles que visivelmente estão na nossa frente. Mas, é interessante como a opinião de alguém grande nos força a pensar que estamos errados quando podemos estar certos.
A minha equipe está passando por uma remodelagem no formato de trabalho. Estamos, enfim, saindo do escritório e trabalhando em casa. Precisávamos refazer nosso fluxo de revisão de código. Antes a revisão ocorria naturalmente através do Pair Programming, agora precisamos de um novo fluxo que supra a falta dos pares. E esse fluxo nasceu naturalmente. Ninguém combinou como fazer. Ele simplesmente ocorreu. O princípio de que devemos revisar código é intrínseco a nossa forma de desenvolver, por isso a espontaneidade.
Na semana passada Dan Croak publicou no blog da thoughtbot um artigo muito interessante sobre como eles fazem revisão de código. O fluxo de revisão deles é realmente muito bom. E no início desta semana surgiu a proposta de utilizarmos esse fluxo. Li novamente o artigo e aí começa toda a questão.
O fluxo proposto por Dan Croak é muito bom, mas não significa que ele é bom para nossa equipe. Somos uma equipe pequena, que mora na mesma cidade (que aliás é minúscula) e já temos um fluxo de revisão funcionando. Para mim o fluxo da thoughtbot é uma solução oversaturated. Supersaturada para nosso caso, é claro. Ela oferece muito mais do que precisamos nesse momento. A simplicidade nos permite hoje ser mais ágeis no que fazemos e abrir mão dela é um risco.
Não precisamos seguir os mesmos passos que os grandes para termos sucesso. Devemos aprender com eles analisando seus contextos, mas não podemos pensar que a forma deles é a ideal para todos. Não precisamos pensar que estamos no caminho errado. Simplesmente tomamos outro caminho que soluciona o nosso problema. Não copie os outros simplemente porque eles são grandes. Você já pode ter encontrado a melhor solução para seu problema. Se você precisar mudar, não se culpe, mude.